CDDC

COMISSÃO DE DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS

NOTÍCIAS

26.05.11   

Seminário sobre Comunicação Não-Violenta, promovido pela Ordem gaúcha, lota auditório da Fundação Pão dos Pobres

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Foto: Júlia Silveira - OAB/RS

Aberta ao público, a palestra explorou a importância do diálogo na resolução de conflitos pessoais, profissionais e familiares

A Ordem gaúcha, por meio da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), promoveu, nesta quinta-feira (26), o Seminário sobre Comunicação Não-Violenta. O evento, que conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e do Projeto da Casa de Mediação, teve como palestrante Dominic Barter. A palestra foi aberta ao público, que lotou o auditório da Fundação Pão dos Pobres, no Centro de Porto Alegre.

Barter é pesquisador na área de relações humanas, na qual ensina e desenvolve aplicações de Comunicação Não-Violenta e Práticas Restaurativas, além de prestar consultoria para governos, comunidades, escolas, sistemas de justiça, empresas e movimentos sociais em diversos países, como também para ONU. Desde 2004, capacita para os projetos de Justiça Restaurativa do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

O seminário foi organizado pelo presidente da CEMPR da OAB/RS e coordenador da Casa de Mediação, Ricardo Dornelles. Ele destacou a importância deste evento para a população em geral e principalmente para os alunos do curso de mediação, que também estavam presentes. Segundo ele, "o projeto de mediação está baseado no caráter social da OAB/RS de atender a população, instruindo a prática da mediação e da Justiça restaurativa". O dirigente finalizou afirmando: "Temos uma previsão de formarmos mais duas turmas de 40 mediadores, e destaco que as inscrições estão abertas até o dia 30 de maio para advogados e interessados que quiserem participar". 

Em sua explanação, Dominic frisou a importância da comunicação na resolução de conflitos pessoais, profissionais e familiares. "A violência faz parte do nosso dia-a-dia e não pode ser combatida sem o diálogo, que tem muito mais poder do que a própria violência" disse o palestrante. Durante a tarde, Barter realizou diversas atividades e dinâmicas de grupo, que segundo ele, "são aulas vivenciais que visam construir um novo modelo de resolução de conflitos". 

Para finalizar, o palestrante salientou que "o cidadão é alguém que consegue identificar e alcançar o que quer em harmonia com os outros. Isso é ter a capacidade de entender, encontrar e dialogar com o conflito". 

Também prestigiaram o evento a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente (CECA) da Ordem gaúcha, Maria Dinair Acosta Gonçalves; e a representante da Secretaria Estadual da Educação, Nelnie Viale Lorenzoni.
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDDC
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 OAB/RS - CDDC    |    Desenvolvido por Desize