CDA

COMISSÃO DE DIREITO AMBIENTAL

NOTÍCIAS

09.04.19   

Cine ESA Debates exibirá documentário “Dossiê Viventes” e discutirá sobre instalação de mineradora às margens do Rio Camaquã

Arte: Carlos Pivetta

Cinedebate - Documentário Viventes.png

No dia 25 de abril, o rompimento da Barragem do Feijão, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, completará três meses. O desastre socioambiental, com rejeitos de minérios, deixou 221 mortos, 75 pessoas desaparecidas e contaminou o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Assim também ocorreu, há três anos, em Mariana, Minas Gerais. A maior tragédia ambiental do país matou 19 pessoas com o rompimento da barragem da mineradora Samarco. O rompimento provocou a liberação de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

Há um projeto de instalação de uma mineradora no Estado que tem gerado grande discussão na sociedade, especialmente por questões ambientais. Em razão disso, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) quer discutir o tema no primeiro Cine ESA Debates deste ano, com a exibição do documentário Dossiê Viventes – O Pampa Viverá. O evento será no dia 25, às 18h, no OAB/RS Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, nº 55 – Praia de Belas).

O Cine ESA será gratuito, no entanto os interessados devem se inscrever pelo Portal do Aluno da ESA/RS.

O documentário retrata a luta de comunidades da região da campanha, para impedir a instalação de uma mineradora de chumbo às margens do rio Camaquã, no Bioma Pampa. A presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Marília Longo do Nascimento, destaca que o objetivo do Cine Debate é o de mobilizar a comunidade como um todo: “A advocacia e a cidadania devem receber informações sobre grandes projetos que causam danos ambientais, e participar do processo decisório quanto à instalação desses empreendimentos em nosso Estado”, frisa.

O debate contará com a advogada, produtora executiva do documentário e integrante do movimento Unidade Pela Preservação do Rio Camaquã, Ingrid Birfield; com o advogado especialista em Direito dos Desastres, Delton de Carvalho e com a psiquiatra e escritora, Ariane Severo, que possui uma obra que aborda o desastre de Chernobyl. Ela trará um viés psicológico das comunidades e de vítimas de desastres.

*O documentário possui 1h20 de duração.


Serviço

O quê: Cine ESA Debates deste ano com a exibição do documentário Dossiê Viventes
Data: 25 abril
Horário: 18h.
Local: OAB/RS Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, nº 55, Praia de Belas) Porto Alegre
Inscrições: Gratuitas no Portal do Aluno da ESA/RS

 

Texto: Vanessa Schneider
Arte: Carlos Pivetta
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDA
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 OAB/RS - CDA    |    Desenvolvido por Desize